Em 1936 foi construída, pela própria comunidade, a 1ª Capela da Comunidade, em madeira, com uma bela sacristia. Desta época em diante houve sempre a visita de um Frei da paróquia.

Em 1937 houve a provisão para a visita mensal à Capela. Neste mesmo ano a comunidade arranjou as alfaias necessárias para as celebrações de Missa.

Em 1938, a capela já era provisionada da Paróquia São Francisco de Assis.

Em 1940 foi aumentado o altar, comprada uma âmbula (cibório). Neste mesmo ano, durante a festa da padroeira, houve a bênção da imagem de Nossa Senhora das Dores que foi trazia para a igreja por uma bela procissão. Com o êxito da festa, que na época conseguiu uns contos de réis a comunidade comprou um sino para a capela, esta compra foi feita da Capela da Sagrada Família de Ascurra.

A data que se celebra Nossa Senhora das Dores é 15 de setembro.

Em 1971, Frei Guido Scottini iniciou as visitas à Capela. Teve a ideia de construir uma nova igreja, pois, a antiga de madeira (tábuas e vigas) já estava apodrecendo. Em 1973 mandou que se fizesse uma planta, como a de uma igreja de Apiúna. Foi comprado o material. Mas em 1975, Frei José Bertoldi, consultando os fabriqueiros (CPC) da época, resolveram mudar para uma construção mais simples.

No ano de 1974 foi feito o “Livro de Ouro” destinado a marcar o nome das pessoas e o quanto cada uma contribuiu para a construção. Nesta ocasião foi arrecadado bastante dinheiro e houve a colaboração de todo o vale.

A capela foi construída pelos senhores Joaquim Kisner e Olímpio Conzatti juntamente com a colaboração da comunidade.

No dia 13 de novembro de 1975 foi celebrada a 1ª missa na nova Capela.

Os padrinhos da inauguração foram Nascimento Pacher e sua esposa. A pessoa mais idosa da comunidade, que era a Sra. Metilde Pacher, foi convidada a cortar a fita da inauguração.

Em 1976, foi empossada, pelo então pároco, Frei José Bertoldi, a 1ª Ministra da Comunhão, a Sra. Álida Gadotti.

A comunidade de Rio Belo tem esse nome devido a uma jovem chamada Ester Uller que num certo dia estava à beira do rio, ao beber desta água disse: “que belo rio”. Daí o nome Rio Belo.

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

ENDEREÇO Rua Rio Belo, , Rio Belo, 89136000