Subscribe Now
Trending News

Dicas sobre turismo

O que fazer

Aceita cartões de crédito

Cascata do Salto 

Nota: O local encontra-se em obras para construção do Parque Ambiental. Portanto, para segurança e celeridade nos trabalhos, o espaço está momentaneamente fechado para utilização ou visitação. A Cascata do Salto está no Parque Municipal “Carlo Pietro Vota”, bairro São Pedro Novo. O espaço conta…

Acessibilidade

Buffalo’s Charcutaria 

A empresa é nascida e criada na cidade de Rodeio – SC e trabalha com charcutaria. Produzem linguiças para churrasco, salame misto, bacon defumado e costelinha suína defumada! E o melhor, todos os produtos são artesanais! Não deixe de conferir este local!  

Estacionamento

Cachaçaria Nono Joseppe 

A cachaça Nono Joseppe iniciou sua produção no ano de 1980 pelo senhor José Tessarollo, que produzia sua cachaça artesanal em um pequeno alambique de cobre. A cachaça não era apenas a única fonte de renda da família, também eram produzidos melados de cana e…

Acessibilidade

Oficina Museu de Tipografia 

A PAPEL DO MATO oficina museu de tipografia traz em sua concepção uma proposta de preservação da memória gráfica afirmando o caráter ativo deste patrimônio gráfico com a reativação dos equipamentos adquiridos, colocados em movimento através de publicações tipográficas, workshops e visitas integradas às ações educativas. …

Cultura e História

Praça dos Imigrantes 

A “Praça do Imigrante”, ou “Monumento aos Imigrantes”, localizada em frente á Prefeitura Municipal de Rodeio, Centro, à Rua Barão do Rio Branco, representou desde a sua criação, um marco histórico. É centralizada por um monumento no qual está inscrita a lista dos 114 chefes…

Capelas

Capela São José 

Os primeiros habitantes do bairro chegaram por volta de 1900, eram de origem italiana, portuguesa, açoriana e alemã e trouxeram consigo a força do trabalho, a devoção, a fé e a religiosidade intensa daquela época, e se instalaram nesta região que chamaram de “Vale do…

Capelas

Capela São João Batista 

A religião foi sempre a grande força que guiou o espírito dos imigrantes nas várias tristezas e era ela que os impulsionava nessa nova Pátria e lhes permitia encontrar significado na experiência pela qual estavam passando, apesar de todas as dificuldades encontradas, não era o…

Capelas

Capela Santo Antônio 

Até meados de 1876 ainda não existiam capelas, pois os colonos estavam ainda se acomodando à nova vida e iam ocupando as terras ao longo de novas picadas. Por isso, o padre se limitava a visitar, em determinados pontos das picadas mais antigas, as choupanas…

Capelas

Capela Santa Apolônia 

A primeira igreja construída na comunidade era de madeira e ficava na descida da “picada”.  A família Gadotti trouxe uma imagem de Santa Apolônia da Itália, pois no local de origem dos imigrantes da família Gadotti, Santa Apolônia era a padroeira e por esse motivo…

Capelas

Capela Nossa Senhora do Loreto 

A primeira capela do Bairro Diamantina foi em devoção a São Valentin e foi abençoada em 1913 por Dom João Becker, Bispo de Florianópolis. Em 1929 foi adquirida uma nova imagem que seria da Nossa Senhora de Loreto, que no dia 14 de fevereiro de…

Capelas

Capela Nossa Senhora das Dores 

Em 1936 foi construída, pela própria comunidade, a 1ª Capela da Comunidade, em madeira, com uma bela sacristia. Desta época em diante houve sempre a visita de um Frei da paróquia. Em 1937 houve a provisão para a visita mensal à Capela. Neste mesmo ano…

Capelas

Capela Nossa Senhora Aparecida 

Abissínia recebeu este nome devido a seu lugarejo encontrado no mapa da Áustria, e que este lugarejo se encontrava em guerra, como vários outros lugares da Áustria, assim como o Brasil estava em combate na Guerra Mundial. Por volta dos anos 1930 a 1945, alguns…

Capelas

Capela Doze Apóstolos 

A capela foi inaugurada em 2002 e faz parte do Lar Rodeio 12 que conta com 7 prédios que albergam salas de reuniões, biblioteca, escritórios administrativos e recepção. Oferecem hospedagem para retiros, seminários e encontros espirituais. A capela está ao lado da estrada, fica sempre…

Capelas

Capela São Pedro 

A linha São Pedro Velho foi colonizada por imigrantes do Vêneto Italiano e do Tirol Austro-Húngaro. Estas famílias decidiram em conjunto, em 1887, em terras de propriedade do Sr. Carlo Avosani, edificar uma pequena igreja para poderem realizar os cultos religiosos. O santo escolhido para…

Capelas

Capela Santa Rita de Cássia 

Com o tempo o bairro foi crescendo e se expandindo com novos loteamentos e a vinda de famílias novas. Desta forma surgiu a necessidade de formar uma comunidade e graças ao Pároco da época, Frei Benjamim Ansolin, que começou a reunir pessoas e celebrar missas…

Arquitetura

Pórtico de Entrada Centro de Eventos 

Descendo pela Rua Giácomo Furlani, no centro da cidade está o Pórtico de entrada do Centro de Eventos da Vila Italiana todo construído em pedra. O objetivo da construção do pórtico foi o de chamar a atenção do turista que vinha para a cidade e…

Arquitetura

Painel: Et Incarnatus Est 

Adentrando na Igreja Matriz “São Francisco de Assis”, logo os olhos contemplam ao fundo o painel Et Incarnatus Est que foi projetado, desenhado e pintado pelo artista plástico Lorenz Johannes Hailmais, que dedicou dois anos e meio nessa Pintura de “afresco secco”, técnica a base…

Capelas

Capela de São Virgílio 

O bairro leva esse nome, pois a Igreja e a escola que construíram ao chegar encontram- se no lote de nº 50. A comunidade de Rodeio 50 tem como padroeiro São Virgilio, porque os primeiros imigrantes trouxeram esta devoção da Itália, mais precisamente da região…

Acesso à internet

Feirinha Municipal de Rodeio 

A Feirinha de Rodeio se estende desde venda de frutas e legumes á almoço, jantas e shows. Ocorre todas as quartas-feiras, durante todo o dia. Podem-se provar pratos completos, petiscos, porções e até mesmo salgados. Conta também com a venda de brigadeiros, para ter aquela…

Acessibilidade

Praça Poliesportiva Agostino Macoppi 

A Praça Poliesportiva Agostino Macoppi conta com duas quadras de vôlei de areia, um campo de futsal suíço, um local para quem quer praticar basquete e um pequeno parque com brinquedos para as crianças. O material para a prática do esporte é cedido pela Diretoria…

Acessibilidade

Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina 

MUSEU DOS USOS E COSTUMES DA GENTE TRENTINA DE RODEIO-SC.Instalado na sede do Circolo Trentino di Rodeio , num prédio construído em 1930 para abrigar o colégio das Irmãs da Divina Providência que formavam Freiras que cuidavam de Hospitais de Rodeio- Tubarão e Blumenau.Em 1980…

Agricultura e Produção Animal

Azienda Fratelli Scoz 

A Azienda Vitícola Fratelli Scoz produz artesanalmente mel e licor. Cultivam também uva, arroz e trabalham com piscicultura e apicultura. Tudo isso em um ambiente familiar com paisagens de tirar o fôlego. Lugar perfeito para conhecer e apreciar a agricultura Rodeense.

Igrejas

Vitrais da Igreja Matriz “São Francisco de Assis” 

A Igreja Matriz de Rodeio foi inaugurada no dia 04 de junho de 1899. Desde então, a Igreja centenária de Rodeio, ao longo dos anos, teve várias pequenas reformas, mas após o Concílio Vaticano II a Igreja sofreu uma grande reforma, adaptando-a as novas orientações…

Acesso à internet

Caminho dos Anjos & Picol Paradis 

Obra do agricultor Paulo Notari que contempla o Cristo Redentor, os Anjos e as flores. Paulo Notari dedicou sua vida é sua fé na construção do Picol Paradis (Pequeno Paraíso) numa homenagem a Deus. Muito religioso, fez da sua propriedade um local de paz, com…

Alambiques, Cervejarias e Vinícolas

Cachaças Tessarollo 

A Cachaça Tessarollo teve o início de suas atividades no ano de 1940, Fundada por Benvenutto Tessarollo. Descendente de Italianos começou a trabalhar ainda criança na agricultura diversificada, que na época era a principal atividade. Em 1940 construiu um pequeno engenho para a fabricação de…

Acesso à internet

Vinícola San Michele 

É com grande prazer que o convidamos a descobrir toda a riqueza da nossa tradição histórica e desfrutar dos produtos únicos da Adega San Michele. Situada na encantadora cidade de Rodeio, em Santa Catarina, nossa vinícola proporciona uma experiência que celebra com orgulho a cultura…

Lugares

Oratório Frei Bruno 

Na estrada de chão, no bairro Diamante, ao lado da Capela Santa Apolônia, localiza-se o Oratório com o busto de bronze do ícone religioso Frei Bruno Linden, que de 1926 a 1945, teve sua estadia em Rodeio, no convento do Noviciado, onde era guardião e…

Cicloturismo

Circuito de Cicloturismo e Mochileiros 

O Circuito Vale Europeu de Cicloturismo é o primeiro no Brasil, planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. Os circuitos, tanto de Cicloturismo como de Mochileiros, foram traçados de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando, assim, as estradinhas de solo natural, mais bonitas…

Arquitetura

Eremitério Beato Egídio de Assis 

São Francisco buscava lugares ermos para seus momentos de contemplação. Eram dias de silêncio e solidão onde experimentava de modo muito intenso, a presença de Deus e buscava discernimento para sua caminhada. Seguindo os passos de São Francisco de amor à natureza, ao silêncio e…

Arquitetura

Capela Nossa Senhora da Glória 

Ao final do ano de 1970 e início de 1971 iniciou-se o Movimento de Comunidades Eclesiais de Base. Era um grupo formado por 09 famílias, sendo Frei Bernardo Terlau, o vigário. O movimento foi crescendo e partiram para a realização de atividades na comunidade. Havia…

Acesso à internet

Big Mountain Adventure Park 

Está procurando por aventura, adrenalina e emoção? Pois bem, você encontrou o local ideal! Localizado entre Rodeio e Benedito Novo, o Big Mountain Adventure Park conta com, simplesmente, a maior tirolesa da América Latina! São dois mil metros de extensão e a altitude (em relação…

Construções Históricas

O Casario Antigo 

A antiga arquitetura remonta à época da colonização. Algumas construções em tijolo à vista são obras dos antepassados imigrantes do início do século XX. Esta é uma casa de 1903, situada no Bairro Gávea.  

Lugares

Os Arrozais 

Deitados na tranquilidade do Vale, os arrozais, que foram no passado, a maior fonte de renda do município, tingem com o amarelo ouro de suas espigas, a paisagem sempre bela e sempre verde durante todas as estações do ano, na qual se misturam as construções…

Igrejas

Igreja Matriz de São Francisco de Assis 

O marco inicial da Paróquia de Rodeio teve como semente o dia 22 de abril de 1892, quando os franciscanos tomaram posse da paróquia de Blumenau, á qual pertencia a colônia de Rodeio, até então entregue á cura do Pe. José Maria Jacobs, vigário de…

Categorias