Portal Municipal de Turismo de Rodeio
Capelas

Capela Nossa Senhora das Dores

Em 1936 foi construída, pela própria comunidade, a 1ª Capela da Comunidade, em madeira, com uma bela sacristia. Desta época em diante houve sempre a visita de um Frei da paróquia.

Em 1937 houve a provisão para a visita mensal à Capela. Neste mesmo ano a comunidade arranjou as alfaias necessárias para as celebrações de Missa.

Em 1938, a capela já era provisionada da Paróquia São Francisco de Assis.

Em 1940 foi aumentado o altar, comprada uma âmbula (cibório). Neste mesmo ano, durante a festa da padroeira, houve a bênção da imagem de Nossa Senhora das Dores que foi trazia para a igreja por uma bela procissão. Com o êxito da festa, que na época conseguiu uns contos de réis a comunidade comprou um sino para a capela, esta compra foi feita da Capela da Sagrada Família de Ascurra.

A data que se celebra Nossa Senhora das Dores é 15 de setembro.

Em 1971, Frei Guido Scottini iniciou as visitas à Capela. Teve a ideia de construir uma nova igreja, pois, a antiga de madeira (tábuas e vigas) já estava apodrecendo. Em 1973 mandou que se fizesse uma planta, como a de uma igreja de Apiúna. Foi comprado o material. Mas em 1975, Frei José Bertoldi, consultando os fabriqueiros (CPC) da época, resolveram mudar para uma construção mais simples.

No ano de 1974 foi feito o “Livro de Ouro” destinado a marcar o nome das pessoas e o quanto cada uma contribuiu para a construção. Nesta ocasião foi arrecadado bastante dinheiro e houve a colaboração de todo o vale.

A capela foi construída pelos senhores Joaquim Kisner e Olímpio Conzatti juntamente com a colaboração da comunidade.

No dia 13 de novembro de 1975 foi celebrada a 1ª missa na nova Capela.

Os padrinhos da inauguração foram Nascimento Pacher e sua esposa. A pessoa mais idosa da comunidade, que era a Sra. Metilde Pacher, foi convidada a cortar a fita da inauguração.

Em 1976, foi empossada, pelo então pároco, Frei José Bertoldi, a 1ª Ministra da Comunhão, a Sra. Álida Gadotti.

A comunidade de Rio Belo tem esse nome devido a uma jovem chamada Ester Uller que num certo dia estava à beira do rio, ao beber desta água disse: “que belo rio”. Daí o nome Rio Belo.

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.                       


REDES SOCIAIS
ENDEREÇO Rua Rio Belo, , Rio Belo, 89136000

Relacionados

Oratório Frei Bruno

fecam
30 de março, 2016

Eremitério Beato Egídio de Assis

fecam
20 de janeiro, 2010

Praça Poliesportiva Agostino Macoppi

fecam
27 de abril, 2017
Sair da versão mobile