A primeira igreja construída na comunidade era de madeira e ficava na descida da “picada”. A família Gadotti trouxe uma imagem de Santa Apolônia da Itália, pois no local de origem dos imigrantes da família Gadotti, Santa Apolônia era a padroeira e por esse motivo permaneceu também no bairro. Com o passar dos anos a igrejinha foi ficando pequena e uma nova Capela, então de alvenaria, foi construída mais para baixo, na parte plana. Próximo ao local da Capela ficava a casa das Irmãs Catequistas, onde estas lecionavam e também possuíam um quarto em que Frei Bruno ficava hospedado em suas visitas ao bairro.
Em 1940, esta Capela também foi desmanchada e foi construída a Capela que hoje ainda é utilizada no bairro, sendo que a construção só foi finalizada em 1949. No início, o sino ficava ao lado da Capela, em uma estrutura de madeira. Depois da construção da nova Capela o sino foi transportado para o alto dela.
Com o passar dos anos foi adquirida uma imagem de Santa Apolônia, e o quadro foi levado para Rio do Sul aos cuidados da família Gadotti. A casa das Irmãs Catequistas que ficava próximo à igreja foi desmanchada e ao lado a comunidade construiu uma casa nova para as irmãs, bem como adquiriram um terreno atrás da mesma para o cemitério da comunidade.
Num dado momento a comunidade decidiu realizar a pintura da Capela, porém como os gastos foram maiores que o esperado, surgiu uma dívida que somente pode ser quitada com a venda da casa das Irmãs e o então terreno do cemitério.
Frei Hugolino ajudou a comunidade na aquisição do busto em honra a Frei Bruno, quando o busto chegou queriam colocá-lo no Centro, porém com a interseção de Frei Hugolino e outras pessoas decidiram que o colocariam no Diamante que foi um dos locais que Frei Bruno mais tempo passou. Então o busto foi posto na escola.
O primeiro oratório de Frei Bruno foi construído ao lado da atual capela, mas com passar do tempo acabou ficando pequeno pela quantidade de fiéis que o visitava, então construíram o atual oratório. A data que se celebra a Padroeira Santa Apolônia é 09 de fevereiro.
Apolônia parte de um grupo de virgens mártires que padeceram em Alexandria, no Egito, durante um levante local contra o cristianismo antes da perseguição de Décio. De acordo com a lenda, durante sua tortura teve todos os seus dentes violentamente arrancados ou quebrados. Por esta razão, é popularmente considerada como a padroeira dos dentistas e daqueles que sofrem de dor de dente ou outros problemas dentais.