A primeira capela do Bairro Diamantina foi em devoção a São Valentin e foi abençoada em 1913 por Dom João Becker, Bispo de Florianópolis. Em 1929 foi adquirida uma nova imagem que seria da Nossa Senhora de Loreto, que no dia 14 de fevereiro de 1930, foi entronizada a imagem solenemente na capela.
Em 1965 surgiu a primeira ideia mais formulada sobre a construção de uma nova capela no bairro. Ideia esta que veio a se concretizar em 19 de junho de 1967 quando Frei Honorato anunciou publicamente que os trabalhos seriam iniciados no dia 22 do mesmo mês, dia em que foi retirada a primeira telha da antiga capela na presença do Vigário da época e de Frei Honoratoe, em poucos dias, foi dado início a terraplanagem do local; sendo que em 24 de julho deu-se início ao fundamento da nova capela com aproximadamente 324 m², e no dia 29 de setembro começaram erguer as paredes.
Em 03 de dezembro de 1967, Frei Honorato celebrou a 1° missa na nova capela que ainda não estava finalizada.
Os trabalhos continuaram, até que no dia 08 de dezembro de 1968, finalmente a nova capela foi entregue a comunidade, tendo como padroeira Nossa Senhora de Loreto.
A tradição diz que a “Santa Casa”(Casa de Nazaré, onde a Virgem Maria vivia quando o Anjo anunciou e ‘ela concebeu do Espírito Santo’), foi transportada pelo ar por anjos para Loreto, na Itália. Dentro da Casa, em lugar de destaque foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora de Loreto, feita em cedro do Líbano tendo um pano todo adornado em joias. Ela é a Padroeira da aviação, dos viajantes, dos construtores e trabalhadores da construção civil e intercessora pela casa própria.