A Igreja Matriz de Rodeio foi inaugurada no dia 04 de junho de 1899. Desde então, a Igreja centenária de Rodeio, ao longo dos anos, teve várias pequenas reformas, mas após o Concílio Vaticano II a Igreja sofreu uma grande reforma, adaptando-a as novas orientações litúrgicas. A última grande reforma aconteceu em 1990-91, sempre conservando seu estilo original. Em 2012, o então Pároco Frei Moacir Longo juntamente com o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) da Matriz resolveram colocar os vitrais, sonho do passado. Os vitrais a serem colocados foram escolhidos por uma comissão. São dez vitrais, tendo em sua borda, mosaico, além das janelas dos confessionários e da abóboda central. A colocação dos vitrais aconteceu em abril de 2013 e a inauguração oficial foi no dia 12 de maio de 2013.
- A Simbologia dos Vitrais: Na história da Igreja os vitrais são um meio de Evangelização através de imagem ou símbolos. É uma catequese visual.
- Sacramentos da Iniciação Cristã 1º Vitral – Batismo de Jesus: O início da nossa vida cristã se dá pelo Sacramento do Batismo. Como batizados no tornamos filho de Deus e membros da Comunidade. 2º Vitral- Eucaristia: Jesus é o “pão” descido do Pai. Jesus alimenta da vida do cristão. Pão e vinho= corpo e sangue de Jesus. 3º Vitral – Espírito Santo: Em forma de línguas de fogo, com seus sete dons, o Espírito Santo Santifica a Igreja e enriquece os fiéis com sua graça. 4º Vitral – A Bíblia: A Palavra de Deus orienta a vida dos cristãos. Com a vela acesa, símbolo de nossa Fé viva, a Palavra de Deus ilumina a caminhada da Igreja e dos fiéis.
- Vitrais de Cristo 5º Vitral -Jesus – Semeador: Jesus “semeia” a Palavra de Deus. O bom terreno, o nosso coração deve produzir muitos frutos. 6º Vitral- Jesus Ressuscitado: Jesus deu a vida para nos salvar, mas ressuscitou. Não seguimos um Jesus morto, mas vivo. Quem com Cristo vive neste Mundo, ressuscitará para a vida eterna. 7º Vitral – Jesus crucificado estende a mão para Francisco: Francisco seguiu radicalmente Jesus. Imitava-o no amor e na dor. Jesus Cristo é aquele que consola e “estende” a mão a quem sofre. 8º Vitral – La Pietá ou Madona Dolorata: É Maria, a Mãe de Jesus, recebendo-o nos braços seu filho. Lembra a 1ª capelinha dos colonizadores com Nossa Senhora das Dores, Madona Dolorata.
- Vitrais do Padroeiro São Francisco de Assis ligado ao carisma Franciscano 9º Vitral – São Francisco de Assis: Padroeiro da Paróquia, exemplo de seguidor de Jesus Cristo; patrono da ecologia. Fundou a Ordem dos Frades Menores. 10° Vitral – Santa Clara: Junto com São Francisco são os fundadores do carisma Franciscano-Clareano. Fundou as Irmãs Clarissas.
Fonte:Frei Moacir Longo – Pároco.