facebook instagram
Portal de Turismo de
Rodeio

Rodeio


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Rodeio encontra-se a 186 km de Florianópolis e possui uma área de 135 quilômetros quadrados e 11.488 habitantes. Situada no Vale do Itajaí, cidade tipicamente italiana, com fortes traços europeus, cercada de vales e montanhas, possui paisagem natural e agricultura fortemente evidenciada. O município interliga-se com Timbó pela Rodovia SC 110; com Indaial, Blumenau e Ascurra pela Rodovia BR 470 e Benedito Novo por via intermunicipal. A cidade de Rodeio recebeu esse nome após a descoberta de seus desbravadores perceberem que só andavam em círculo. Esta derivação torna-se mais forte quando se olha para as montanhas em volta do vale (rodeiam o vale). O turismo vem crescendo a passos largos na região do Vale do Itajaí, especialmente com criação dos circuitos do Ciclismo e Mochileiros impulsionando os empreendimentos gastronômicos, de hospedagens, visitação aos atrativos naturais e culturais, como também à comunidade rural que vem desenvolvendo a viticultura, vinicultura, apicultura, truticultura, bananicultura, rizicultura e demais produtos artesanais. A colonização europeia do Vale Europeu é expressiva no seu dia a dia. Rodeio, cidade mais italiana do Vale Europeu oferece diversos atrativos aos seus visitantes: degustação de vinho, gastronomia italiana, acervo religioso, legado deixado pelos imigrantes trentinos e belas paisagens de vales e montanhas. A arquitetura, usos e costumes ainda são preservados. A cidade revela a simplicidade e riqueza herdada dos antepassados. Com tantas demonstrações de italianidade, Rodeio ganhou o título de “Vale dos Trentinos, pois, desde 1975, ano do Centenário da Imigração Italiana, iniciou-se o intercâmbio com o país europeu e um jornalista que veio da Itália para fazer um trabalho a serviço da Editora Manfrini, denominou Rodeio de “Vale dos Trentinos”, um lugar que ele encontrou no mundo, muito parecido com o Trentino de lá. Necessidade, coragem, força, fé, determinação: estes são alguns dos elementos constituintes da saga dos imigrantes italianos que colonizaram e fundaram a cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí. O resultado não foi apenas um local reconhecido no mapa. É mais do que isso, afinal, muito se construiu em Rodeio: casas, ruas, capelas, escolas, igrejas, mas principalmente, uma magnífica História impregnada de momentos de dificuldades e alegrias que jamais serão apagados do passado e da memória de cada descendente italiano. Rodeio tem uma história e uma cultura bastante admiráveis marcadas pela italianidade e pela religiosidade, e apresenta um estilo simples, mas alegre, de viver. É o sonho realizado de muitos imigrantes que saíram da sua velha terra para edificarem fora da Europa uma nova Itália, uma nova vida, uma nova história.

Imagem ilustrativa região turística Vale Europeu

Vale Europeu

A tradição herdada dos colonizadores europeus deu a esta região o título de Europa brasileira, por apresentar características próprias das cidades germânicas, como a gastronomia, a cultura cervejeira, as casas em estilo enxaimel e a notável receptividade e educação de seu povo. Conhecida por realizar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, em Blumenau, a região é também referência no turismo religioso, abrigando o Santuário Madre Paulina em Nova Trento. Para os aventureiros a região oferece atrativos como cavernas, saltos de parapente, vôo livre, rafitng e trilhas por lugares de tirar o fôlego.

Saiba mais sobre a região Vale Europeu acessando o
IDMS de Rodeio
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Rodeio.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC Ver mapa >
Blumenau, SC Ver mapa >
Joinville, SC Ver mapa >
Chapecó, SC Ver mapa >
Lages, SC Ver mapa >
Criciúma, SC Ver mapa >
Porto Alegre, RS Ver mapa >
Curitiba, PR Ver mapa >
São Paulo, SP Ver mapa >
Brasília, DF Ver mapa >