Ao final do ano de 1970 e início de 1971 iniciou-se o Movimento de Comunidades Eclesiais de Base. Era um grupo formado por 09 famílias, sendo Frei Bernardo Terlau, o vigário. O movimento foi crescendo e partiram para a realização de atividades na comunidade.
Havia a necessidade de um local para a realização de reuniões e encontros. No Glória encontraram uma casa antiga que estava desabitada e que haviam tirado a varanda para alargamento da Rua Barão do Rio Branco. O proprietário era o Sr. Antônio Noriller e, conversando com ele, conseguiram a cessão gratuita da casa e a adaptaram, transformando o local para reuniões e encontros.
Por volta de 1974/75, começaram a realizar Missas uma vez por mês no local. O vigário agora era Frei José Bertoldi. Seu Antônio Noriller veio a falecer e deixou a casa de herança para sua irmã, Maria Fronza, que a deu para a neta, e esta, a vendeu para Frei José Bertoldi que efetuou a compra com recursos da Paróquia São Francisco de Assis, fazendo a escritura em nome da Mitra Diocesana de Rio do Sul.
A partir da aquisição definitiva, foram feitas as novas adaptações necessárias e a casa foi transformada em Capela Provisionada. Em 1994/95 foi efetuada a reforma e ampliação da Capela, tendo sido concluída em 1996, nos moldes que se encontra hoje. No ano seguinte, foi construída e inaugurada a torre com a instalação do sino, que foi doação da Família de Maximino Ochner.
Em 1998 iniciaram-se as obras para a construção de um prédio de dois pavimentos, sendo o piso inferior como galpão de festas e no 2º piso a Capela. No ano de 2001 foi concluída a construção do segundo pavimento e entregue à comunidade nas festividades da Padroeira Nossa Senhora da Glória que foi escolhida para homenagear os fundadores do time de futebol “Glória Esporte Clube”, e também o bairro que se chama Bairro do Glória.
15 de agosto é o dia que os fiéis festejam a Assunção de Nossa Senhora e sua glorificação no céu, e é daí que se origina o título Nossa Senhora da Glória, que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra.